Curriculum vitæ

Formação

Doutorado em Música | 03/2023 a… (em andamento) | IA-Unicamp – Campinas/SP

Pós-graduação stricto sensu: nível doutorado. Projeto de pesquisa: A construção de sentido nos subgêneros do rock a partir da sonoridade da guitarra, com orientação de Manuel Falleiros.


Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância | 06/2021 a 07/2023 |  Univesp – São Paulo/SP

Bolsista de pós-graduação lato sensu (especialização) para ensino superior a distância. TCC: Videogames comerciais, jogos sérios e gamificação no ensino a distância.


Mestrado em Música | 03/2021 a 12/2022 | IA-Unicamp – Campinas/SP

Pós-graduação stricto sensu: nível mestrado. Dissertação: Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos, com orientação de José Eduardo Fornari Novo Jr.


Jogos Digitais | 02/2016 a 07/2017 (interrompido) | Fatec Americana/SP

Curso superior de tecnologia não concluído (3 semestres cursados).


Especialização em Formação de Escritores e Especialistas em Produção de Textos Literários | 01/2012 a 12/2013 | Instituto Vera Cruz – São Paulo/SP

Pós-graduação lato sensu (especialização) em teoria e criação literária (conto, crônica, romance, poesia, roteiro, ensaio e crítica). TCC: Contos, Recantos, (Des)Encantos: São Paulo pelos cantos dos olhos.


Licenciatura plena em Letras Português/Inglês | 02/2006 a 12/2008 | Unip – Bauru/SP

Graduação: Graduou-se sem reprovação (DP) em qualquer disciplina. TCC: A literariedade na série Watchmen, de Alan Moore.


Comunicação Social: Jornalismo | 01/1999 a 06/2001 (interrompido) | USC Bauru/SP

Graduação não concluída (4 semestres cursados).

Histórico acadêmico

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5145986864380281.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9152-2514.

Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?user=gYHe_LMAAAAJ&hl.

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Leonardo-Porto-Passos.

Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics), que completou 40 anos em 2023 e tem como objetivo a pesquisa científica sobre a comunicação sonora, integrando tecnologia e arte.

Membro cofundador do Coletivo de Comunicação, Computação e Cognição (C4), grupo de pesquisa do IA-Unicamp certificado pelo CNPq.

Cofundador do Blog C4 e do podcast PodC.

Membro do grupo de pesquisa Improvisação Contemporânea, Processos Criativos e Cognição Musical, certificado pelo CNPq.

Membro do Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais (Genecine), grupo de pesquisa do IA-Unicamp certificado pelo CNPq.

Protótipos de games e aplicativos desenvolvidos: Serial Keeper, Tonaudio, Music Mixer App e O 5º Poder.

Pelo grupo de pesquisa C4, Idealizou e participou de projetos voltados à comunidade externa à Unicamp, como as Terças Técnicas, com oficinas teórico-práticas sobre Pure Data, e as Quintas Temáticas, com exposição de trabalhos acadêmicos relacionados à área de música & tecnologia.

Na Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade à Distância, concluída em 2023, foi facilitador em duas disciplinas ligadas a jogos: Projeto e Programação de Jogos e Jogos de Empresa.

Apresentação oral no VI International Conference of Music and Mathematics MusMat 2021 - Schoenberg: Music and Mathematics. 18-22 out. 2021 (Online). Serial Keeper: um audiogame simples de rememoração de padrões atonais.

Apresentação oral no XX SBGames – Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital. 18-21 out. 2021 (Online). A profícua relação entre Pure Data e áudio para games.

Apresentação oral no XX SBGames – Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital. 18-21 out. 2021 (Online). Composição de música caótica para games em tempo real.

Apresentação oral no XIII Encontro de Educação Musical: Ensino coletivo de instrumentos musicais: entre reflexões e práticas. A sonologia do desenvolvimento de um audiogame acusmático e suas aplicações na pesquisa em música e linguagem. Campinas: IA-Unicamp, 2020. (Encontro online).

Apresentação oral nas 6as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. A representação de si, do outro e da cidade no quadrinho autobiográfico Memória de Elefante, de Caeto. São Paulo: ECA-USP, 2019. (Congresso).

Histórico profissional

Docente na graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Ministra as disciplinas Edição e Mixagem de Áudio; Pós-Produção de Áudio; Pós-Produção e Finalização; Animação e Videografismo; Dublagem, Legendagem e Audiodescrição; Projeto Audiovisual; e Produção para Mídia Digital.

Compositor de trilhas sonoras e designer de som para games e audiovisual. Ver mais em Som.

Professor conteudista da disciplina Edição de áudio para jogos digitais da graduação EaD em Jogos Digitais da Cogna Educação.

Autor de diversos artigos e reviews para revistas e websites sobre videogames, jogos, histórias em quadrinhos, música e literatura.

Ministrou cursos e oficinas sobre escrita de contos e roteiros para games e histórias em quadrinhos.

De 2012 a 2022, atuou como Revisor textual / Copidesque freelancer para diversas editoras de livros brasileiras, com cerca de 80 livros revisados nas áreas de Humanas, Artes, Ficção, Não Ficção, Acadêmicos e Histórias em Quadrinhos.

De 2008 a 2022, atuou como Redator Publicitário Sênior e Planner Pleno em várias agências de publicidade e propaganda em São Paulo/SP, Bauru/SP, Piracicaba/SP e Americana/SP. Vasta experiência em campanhas off-line e on-line, com atuações nos segmentos de health care, automobilístico, varejo, PDV, endomarketing, eventos, produto, promoção, branding, redes sociais, B2B e franquias. Trabalhou nas agências Aumai Oxycom (Americana), Ozônio (Piracicaba), MarkCom (Americana), Wish (SP), The Group (SP), VRA+ (SP), Artéria (SP), Tedesco (SP), Gude (SP), Sell (SP), 6Design (SP), SLComm (SP), Mega Share (SP), Endorfina (SP), Ogiva (SP), Front 360 (SP), Stap! (SP), Empório de Comunicação (Bauru) e MR\Tempo (Bauru). Realizou trabalhos para: Abbot, Aché, Allianz, Baldacci, Bausch & Lomb, Bayer, Carrefour, Casas Bahia, Centauro, Chevrolet, Danone, Diageo, Faber-Castell, GE Healthcare, Ipiranga, Janssen, Johnson & Johnson, Kraft Foods, Lwart, Magazine Luiza, Medley, Memorex/Imation, Nike, Pfizer, Red Bull, Roca, Roche, Santander, Senac, Sony, Telefonica/Vivo, Telhanorte, Tilibra, União Química, Unilever, Walmart, entre outros.

Publicações

PASSOS, Leonardo Porto; PERON, Débora Mattos; FALLEIROS, Manuel. Preliminary study of the artistic potential of video games. In: BROOKS, Anthony L. (Ed.). ArtsIT, Interactivity and Game Creation: 12th EAI International Conference, ArtsIT 2023, São Paulo, Brazil, November 27-29, 2023, Proceedings, Part II. Vol. 565. Berlin: Springer, 2024, p. 141-153. DOI: <https://doi.org/10.1007/978-3-031-55312-7_11>.

PASSOS, Leonardo Porto; FALLEIROS, Manuel Silveira. A pedra de uma tonelada: como o rock 'n' roll ficou pesado. Orfeu, Florianópolis: Ceart-Udesc, v. 8, n. 2, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0103.

PASSOS, Leonardo Porto. LP² Blog, Piracicaba, 2023. Disponível em: <https://leoportopassos.blogspot.com/>.

PASSOS, Leonardo José Porto. Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos. Campinas, 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/7830>.

PERON, Débora Mattos; PASSOS, Leonardo Porto; CAMARGO, Fernando Emboaba de; FORNARI, José. Videogames: transcendendo vício, violência e escapismo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21., 2022, Natal/RN. Anais eletrônicos…: Trilha de Cultura – Artigos Completos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022, p. 448-457. DOI: <https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226088>.

PASSOS, Leonardo Porto. O Formalismo Russo e suas contribuições para os estudos da narrativa - parte 2. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 23 dez. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/11/formalismo-russo-2.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. O Formalismo Russo e suas contribuições para os estudos da narrativa - parte 1. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 21 nov. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/11/formalismo-russo-1.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. Jogos mecânicos modernos: um upgrade na diversão à mesa – parte 2. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 17 out. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/10/jogos-mecanicos-modernos-2.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. Jogos mecânicos modernos: um upgrade na diversão à mesa – parte 1. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 23 set. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/09/jogos-mecanicos-modernos-1.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. “Jogos mecânicos”: uma proposta taxonômica. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 26 ago. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/08/jogos-mecanicos-uma-proposta-taxonomica.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. Emoções evocadas por sons em games: mostrar é melhor do que explicar - parte 3. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 12 ago. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/08/emocoes-evocadas-por-sons-em-games-3.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. Emoções evocadas por sons em games: mostrar é melhor do que explicar - parte 2. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 22 jul. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/07/emocoes-evocadas-por-sons-em-games-2.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. Emoções evocadas por sons em games: mostrar é melhor do que explicar - parte 1. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 1 jul. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/07/emocoes-evocadas-por-sons-em-games-1.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. O visocentrismo nos videogames: um assunto a ser debatido. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 27 maio 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/05/o-visocentrismo-nos-videogames.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. Áudio dinâmico: o coringa dos games no uso de música e efeitos sonoros. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 6 maio 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/05/audio-dinamico.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. Áudio e imersão de mãos dadas nos games. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 8 abr. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/04/audio-e-imersao-de-maos-dadas-nos-games.html>.

PASSOS, Leonardo Porto. Áudio nos games: mais do que um mero tempero. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 18 mar. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/03/audio-nos-games-mais-do-que-um-mero.html>.

PASSOS, Leonardo Porto; FORNARI, José. Produção musical por comandos de voz em um aplicativo de percepção sonora. Revista Hipótese, Bauru: Editora Ibero-Americana de Educação, v. 8, esp. 1, p. 1-18, 2022. DOI: <https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID414>.

PASSOS, Leonardo Porto; FORNARI, José. Trilha sonora do futuro: especulação na música eletrônica e sua relação com a ficção científica. Zanzalá, Dossiê Caminhos que se Bifurcam, Campinas, v. 8, n. 1, p. 82-102, mar. 2022. DOI: 10.34019/2236-8191.2021.v8.36208. Disponível em: <http://periodicos.ufjf.br/index.php/zanzala/article/view/36208>.

PASSOS, Leonardo Porto; FORNARI, José. Serial Keeper: um audiogame simples de rememoração de padrões atonais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MÚSICA E MATEMÁTICA (MUSMAT), 6., 2021, online. Anais eletrônicos…: Schoenberg: Music and Mathematics. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021, p. 83-94. Disponível em: <http://musmat.org/wp-content/uploads/2022/06/08_Passos_Fornari.pdf>.

PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. A profícua relação entre Pure Data e áudio para games. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20., 2021, Gramado/RS. Anais eletrônicos…: Trilha de Artes & Design – Artigos Curtos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 265-268. DOI: <https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19647>.

PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Composição de música caótica para games em tempo real. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20., 2021, Gramado/RS. Anais eletrônicos…: Trilha de Artes & Design – Artigos Curtos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 281-284. DOI: <https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19651>.

PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Acessibilidade visual em um audiogame para reconhecimento de séries de intervalos musicais. In: ENCONTRO C4, 1., out. 2021, online. Anais… Campinas: Coletivo de Comunicação, Computação e Cognição, 2021. (no prelo). Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/362305328_Acessibilidade_visual_em_um_audiogame_para_reconhecimento_de_series_de_intervalos_musicais>.

PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Krautrock: criatividade, identidade e legado para a música popular. In: MAGALHÃES, Walena de Almeida Marçal (Org.). Música: práticas inovadoras e registros culturais. Ponta Grossa: Atena Editora, 2001, p. 13-24. DOI: 10.22533/at.ed.1262123092. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/krautrock-criatividade-identidade-e-legado-para-a-musica-popular>.

PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Proposta de um role-playing audiogame acusmático para educação musical. In: SCHMITT, Adriana Regina Vettorazzi; MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi. Educação: diálogos convergentes e articulação interdisciplinar. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 3, p. 170-178. DOI: 10.22533/at.ed.03421220918. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/proposta-de-um-role-playing-audiogame-acusmatico-para-educacao-musical>.

PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Música, linguagem e videogames: um estudo sobre suas contribuições, correlações e confluências. Art Research Journal, v. 8, n. 1, ago. 2021, p. 1-26. DOI: <https://doi.org/10.36025/arj.v8i1.24464>.

PASSOS, Leonardo J. Porto; NOVO JR., José Eduardo Fornari . Proposta de um role-playing audiogame acusmático para educação musical. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNICAMP – EEMU, 14., maio/jun. 2021, online. Anais eletrônicos…: A educação musical em múltiplos espaços, Campinas: IA/Unicamp, 2021, p. 208-216. Disponível em: <https://sites.google.com/dac.unicamp.br/eemu/anais/2021>.

PASSOS, Leonardo José Porto. A literalidade na série Watchmen, de Alan Moore. Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2021. 50p. DOI: <https://doi.org/10.22533/at.ed.012212005>.

PASSOS, Leonardo José Porto; NOVO JÚNIOR, José Eduardo Fornari. A sonologia do desenvolvimento de um audiogame acusmático e suas aplicações na pesquisa em música e linguagem. In: SENHORAS, Elói Martins (Org.). Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana, Ponta Grossa/PR: Atena Editora, , 2021, v. 4, p. 29-37. DOI: 10.22533/at.ed.2392113014. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/a-sonologia-do-desenvolvimento-de-um-audiogame-acusmatico-e-suas-aplicacoes-na-pesquisa-em-musica-e-linguagem>.

PASSOS, Leonardo J. P.; NOVO JR., José Eduardo Fornari. A sonologia do desenvolvimento de um audiogame acusmático e suas aplicações na pesquisa em música e linguagem. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNICAMP – EEMU, 13., 2020, online. Anais eletrônicos…: Ensino coletivo de instrumentos musicais: entre reflexões e práticas, Campinas, SP: IA/Unicamp, 2020, p. 51-60. Disponível em: <https://www.academia.edu/57251078/Anais_XIII_EEMU_2020_Encontro_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Musical_da_Unicamp>.

PASSOS, Leonardo J. P.; CAMERINI, Daniel R. (Eds.). Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP: Alto Astral, 10 jan. 2005.

PASSOS, Leonardo J. P.; CARROL, Lily . Quadrinhos para todos os gostos. Conhecimento Prático Língua Portuguesa, São Paulo/SP, p. 34-39, 10 jan. 2009.

PASSOS, Leonardo J. P. Formalismo russo: e suas contribuições para a moderna crítica literária. Literatura, São Paulo/SP, p. 12-16, 1 jan. 2009.

PASSOS, Leonardo J. P. Frank Miller - O homem sem medo. Discutindo Literatura, São Paulo/SP, p. 52-55, 19 jul. 2007.

PASSOS, Leonardo J. P. Sergio Bonelli Editore: Quadrinhos made in Italy. Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP, p. 20-23, 10 jan. 2005.

PASSOS, Leonardo J. P. Os quadrinhos suburbanos do Tio Sam. Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP, p. 34-35, 10 jan. 2005.

PASSOS, Leonardo J. P. Leitura recomendada (& obrigatória). Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP, p. 48-51, 10 jan. 2005.

PASSOS, Leonardo J. P. As editoras brasileiras de quadrinhos. Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP, p. 46-47, 10 jan. 2005.

Produção autoral

Com o nome artístico The Unruly, atuou como compositor, instrumentista (guitarra elétrica) e produtor no álbum digital (LP) The Trip, gravado em colaboração com o artista Magro Merlin (nome artístico de Leonardo Arruda).

Com o nome artístico The Unruly, atuou como compositor, instrumentista (guitarra elétrica) e produtor no álbum digital (EP) Quase-Músicka, gravado em colaboração com o artista Autoboneco (nome artístico de Aran Carriel).

Com o nome artístico The Unruly, atuou como compositor e instrumentista (guitarra elétrica) no álbum digital (LP) Follow My Drone, gravado em colaboração com o artista Autoboneco (nome artístico de Aran Carriel).

Músico intérprete (guitarra elétrica) em Antinomias e Autonomia: Concerto de Música Improvisada, performance do Coletivo Improvisado realizada em 15/06/2023, às 15h, na Casa do Lago da Unicamp. Vídeo da performance.

Autor do LP² Blog, no qual publica artigos, resenhas e debates sobre música, games, cinema, livros, sociedade e afins, geralmente em três ou quatro parágrafos, em franco exercício do poder de síntese.

Formação complementar

Currículo (pdf)

CV_LeonardoPortoPassos_audio-roteiro.pdf