Curriculum vitæ
Curriculum vitæ
Doutorado em Música | 03/2023 a… (em andamento) | IA-Unicamp – Campinas/SP
Pós-graduação stricto sensu: nível doutorado. Projeto de pesquisa: A construção de sentido nos subgêneros do rock a partir da sonoridade da guitarra, com orientação de Manuel Falleiros.
Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância | 06/2021 a 07/2023 | Univesp – São Paulo/SP
Bolsista de pós-graduação lato sensu (especialização) para ensino superior a distância. TCC: Videogames comerciais, jogos sérios e gamificação no ensino a distância.
Mestrado em Música | 03/2021 a 12/2022 | IA-Unicamp – Campinas/SP
Pós-graduação stricto sensu: nível mestrado. Dissertação: Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos, com orientação de José Eduardo Fornari Novo Jr.
Jogos Digitais | 02/2016 a 07/2017 (interrompido) | Fatec – Americana/SP
Curso superior de tecnologia não concluído (3 semestres cursados).
Especialização em Formação de Escritores e Especialistas em Produção de Textos Literários | 01/2012 a 12/2013 | Instituto Vera Cruz – São Paulo/SP
Pós-graduação lato sensu (especialização) em teoria e criação literária (conto, crônica, romance, poesia, roteiro, ensaio e crítica). TCC: Contos, Recantos, (Des)Encantos: São Paulo pelos cantos dos olhos.
Licenciatura plena em Letras Português/Inglês | 02/2006 a 12/2008 | Unip – Bauru/SP
Graduação: Graduou-se sem reprovação (DP) em qualquer disciplina. TCC: A literariedade na série Watchmen, de Alan Moore.
Comunicação Social: Jornalismo | 01/1999 a 06/2001 (interrompido) | USC – Bauru/SP
Graduação não concluída (4 semestres cursados).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5145986864380281.
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9152-2514.
Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?user=gYHe_LMAAAAJ&hl.
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Leonardo-Porto-Passos.
Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Nics), que completou 40 anos em 2023 e tem como objetivo a pesquisa científica sobre a comunicação sonora, integrando tecnologia e arte.
Membro cofundador do Coletivo de Comunicação, Computação e Cognição (C4), grupo de pesquisa do IA-Unicamp certificado pelo CNPq.
Cofundador do Blog C4 e do podcast PodC.
Membro do grupo de pesquisa Improvisação Contemporânea, Processos Criativos e Cognição Musical, certificado pelo CNPq.
Membro do Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais (Genecine), grupo de pesquisa do IA-Unicamp certificado pelo CNPq.
Protótipos de games e aplicativos desenvolvidos: Serial Keeper, Tonaudio, Music Mixer App e O 5º Poder.
Pelo grupo de pesquisa C4, Idealizou e participou de projetos voltados à comunidade externa à Unicamp, como as Terças Técnicas, com oficinas teórico-práticas sobre Pure Data, e as Quintas Temáticas, com exposição de trabalhos acadêmicos relacionados à área de música & tecnologia.
Na Especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade à Distância, concluída em 2023, foi facilitador em duas disciplinas ligadas a jogos: Projeto e Programação de Jogos e Jogos de Empresa.
Apresentação oral no VI International Conference of Music and Mathematics MusMat 2021 - Schoenberg: Music and Mathematics. 18-22 out. 2021 (Online). Serial Keeper: um audiogame simples de rememoração de padrões atonais.
Apresentação oral no XX SBGames – Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital. 18-21 out. 2021 (Online). A profícua relação entre Pure Data e áudio para games.
Apresentação oral no XX SBGames – Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital. 18-21 out. 2021 (Online). Composição de música caótica para games em tempo real.
Apresentação oral no XIII Encontro de Educação Musical: Ensino coletivo de instrumentos musicais: entre reflexões e práticas. A sonologia do desenvolvimento de um audiogame acusmático e suas aplicações na pesquisa em música e linguagem. Campinas: IA-Unicamp, 2020. (Encontro online).
Apresentação oral nas 6as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. A representação de si, do outro e da cidade no quadrinho autobiográfico Memória de Elefante, de Caeto. São Paulo: ECA-USP, 2019. (Congresso).
Docente na graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Ministra as disciplinas Edição e Mixagem de Áudio; Pós-Produção de Áudio; Pós-Produção e Finalização; Animação e Videografismo; Dublagem, Legendagem e Audiodescrição; Projeto Audiovisual; e Produção para Mídia Digital.
Compositor de trilhas sonoras e designer de som para games e audiovisual. Ver mais em Som.
Professor conteudista da disciplina Audiovisual e Tecnologias Digitais da graduação EaD em Produção Audiovisual da Universidade Metodista de São Paulo.
Professor conteudista da disciplina Edição de áudio para jogos digitais da graduação EaD em Jogos Digitais da Unopar (Cogna Educação).
Autor de diversos artigos e reviews para revistas e websites sobre videogames, jogos, histórias em quadrinhos, música e literatura.
Ministrou cursos e oficinas sobre escrita de contos e roteiros para games e histórias em quadrinhos.
De 2012 a 2022, atuou como Revisor textual / Copidesque freelancer para diversas editoras de livros brasileiras, com cerca de 80 livros revisados nas áreas de Humanas, Artes, Ficção, Não Ficção, Acadêmicos e Histórias em Quadrinhos.
De 2008 a 2022, atuou como Redator Publicitário Sênior e Planner Pleno em várias agências de publicidade e propaganda em São Paulo/SP, Bauru/SP, Piracicaba/SP e Americana/SP. Vasta experiência em campanhas off-line e on-line, com atuações nos segmentos de health care, automobilístico, varejo, PDV, endomarketing, eventos, produto, promoção, branding, redes sociais, B2B e franquias. Trabalhou nas agências Aumai Oxycom (Americana), Ozônio (Piracicaba), MarkCom (Americana), Wish (SP), The Group (SP), VRA+ (SP), Artéria (SP), Tedesco (SP), Gude (SP), Sell (SP), 6Design (SP), SLComm (SP), Mega Share (SP), Endorfina (SP), Ogiva (SP), Front 360 (SP), Stap! (SP), Empório de Comunicação (Bauru) e MR\Tempo (Bauru). Realizou trabalhos para: Abbot, Aché, Allianz, Baldacci, Bausch & Lomb, Bayer, Carrefour, Casas Bahia, Centauro, Chevrolet, Danone, Diageo, Faber-Castell, GE Healthcare, Ipiranga, Janssen, Johnson & Johnson, Kraft Foods, Lwart, Magazine Luiza, Medley, Memorex/Imation, Nike, Pfizer, Red Bull, Roca, Roche, Santander, Senac, Sony, Telefonica/Vivo, Telhanorte, Tilibra, União Química, Unilever, Walmart, entre outros.
PASSOS, Leonardo Porto; ARRUDA, Leonardo; SILVA, Alex Ramos da; RIBEIRO, André Luiz Fernandes; CORNIANI, Lethicia Suzigan; OLIVEIRA, Roberto Massi de. Videogames comerciais, jogos sérios e gamificação no ensino a distância. Revista GEMInIS, São Carlos: UFSCar, v. 15, n. 2, p. 252-283, dez. 2024. DOI: 10.14244/2179-1465.RG.2024v15i2p252-283. Disponível em: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/794.
PASSOS, Leonardo Porto; PERON, Débora Mattos; FALLEIROS, Manuel. Preliminary study of the artistic potential of video games. In: BROOKS, Anthony L. (Ed.). ArtsIT, Interactivity and Game Creation: 12th EAI International Conference, ArtsIT 2023, São Paulo, Brazil, November 27-29, 2023, Proceedings, Part II. Vol. 565. Berlin: Springer, 2024, p. 141-153. DOI: <https://doi.org/10.1007/978-3-031-55312-7_11>.
PASSOS, Leonardo Porto; FALLEIROS, Manuel Silveira. A pedra de uma tonelada: como o rock 'n' roll ficou pesado. Orfeu, Florianópolis: Ceart-Udesc, v. 8, n. 2, p. 1-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0103.
PASSOS, Leonardo Porto. LP² Blog, Piracicaba, 2023. Disponível em: <https://leoportopassos.blogspot.com/>.
PASSOS, Leonardo José Porto. Um estudo interdisciplinar sobre a comunicação sonora em games narrativos. Campinas, 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/7830>.
PERON, Débora Mattos; PASSOS, Leonardo Porto; CAMARGO, Fernando Emboaba de; FORNARI, José. Videogames: transcendendo vício, violência e escapismo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21., 2022, Natal/RN. Anais eletrônicos…: Trilha de Cultura – Artigos Completos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022, p. 448-457. DOI: <https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226088>.
PASSOS, Leonardo Porto. O Formalismo Russo e suas contribuições para os estudos da narrativa - parte 2. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 23 dez. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/11/formalismo-russo-2.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. O Formalismo Russo e suas contribuições para os estudos da narrativa - parte 1. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 21 nov. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/11/formalismo-russo-1.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Jogos mecânicos modernos: um upgrade na diversão à mesa – parte 2. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 17 out. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/10/jogos-mecanicos-modernos-2.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Jogos mecânicos modernos: um upgrade na diversão à mesa – parte 1. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 23 set. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/09/jogos-mecanicos-modernos-1.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Racismo, machismo, encarceramento: problemas que o Brasil não quer ver. Nau Editora, Rio de Janeiro, 6 set. 2022. Disponível em: <https://naueditora.com.br/racismo-machismo-encarceramento-problemas-que-o-brasil-nao-quer-ver/>.
PASSOS, Leonardo Porto. “Jogos mecânicos”: uma proposta taxonômica. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 26 ago. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/08/jogos-mecanicos-uma-proposta-taxonomica.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Emoções evocadas por sons em games: mostrar é melhor do que explicar - parte 3. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 12 ago. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/08/emocoes-evocadas-por-sons-em-games-3.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Emoções evocadas por sons em games: mostrar é melhor do que explicar - parte 2. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 22 jul. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/07/emocoes-evocadas-por-sons-em-games-2.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Emoções evocadas por sons em games: mostrar é melhor do que explicar - parte 1. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 1 jul. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/07/emocoes-evocadas-por-sons-em-games-1.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. O visocentrismo nos videogames: um assunto a ser debatido. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 27 maio 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/05/o-visocentrismo-nos-videogames.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Áudio dinâmico: o coringa dos games no uso de música e efeitos sonoros. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 6 maio 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/05/audio-dinamico.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Áudio e imersão de mãos dadas nos games. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 8 abr. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/04/audio-e-imersao-de-maos-dadas-nos-games.html>.
PASSOS, Leonardo Porto. Áudio nos games: mais do que um mero tempero. Blog C4, Campinas: Nics; Unicamp, 18 mar. 2022. ISSN: 2764-5754. Disponível em: <http://unicampc4.blogspot.com/2022/03/audio-nos-games-mais-do-que-um-mero.html>.
PASSOS, Leonardo Porto; FORNARI, José. Produção musical por comandos de voz em um aplicativo de percepção sonora. Revista Hipótese, Bauru: Editora Ibero-Americana de Educação, v. 8, esp. 1, p. 1-18, 2022. DOI: <https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID414>.
PASSOS, Leonardo Porto; FORNARI, José. Trilha sonora do futuro: especulação na música eletrônica e sua relação com a ficção científica. Zanzalá, Dossiê Caminhos que se Bifurcam, Campinas, v. 8, n. 1, p. 82-102, mar. 2022. DOI: 10.34019/2236-8191.2021.v8.36208. Disponível em: <http://periodicos.ufjf.br/index.php/zanzala/article/view/36208>.
PASSOS, Leonardo Porto; FORNARI, José. Serial Keeper: um audiogame simples de rememoração de padrões atonais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MÚSICA E MATEMÁTICA (MUSMAT), 6., 2021, online. Anais eletrônicos…: Schoenberg: Music and Mathematics. Rio de Janeiro: UFRJ, 2021, p. 83-94. Disponível em: <http://musmat.org/wp-content/uploads/2022/06/08_Passos_Fornari.pdf>.
PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. A profícua relação entre Pure Data e áudio para games. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20., 2021, Gramado/RS. Anais eletrônicos…: Trilha de Artes & Design – Artigos Curtos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 265-268. DOI: <https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19647>.
PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Composição de música caótica para games em tempo real. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20., 2021, Gramado/RS. Anais eletrônicos…: Trilha de Artes & Design – Artigos Curtos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 281-284. DOI: <https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19651>.
PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Acessibilidade visual em um audiogame para reconhecimento de séries de intervalos musicais. In: ENCONTRO C4, 1., out. 2021, online. Anais… Campinas: Coletivo de Comunicação, Computação e Cognição, 2021. (no prelo). Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/362305328_Acessibilidade_visual_em_um_audiogame_para_reconhecimento_de_series_de_intervalos_musicais>.
PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Krautrock: criatividade, identidade e legado para a música popular. In: MAGALHÃES, Walena de Almeida Marçal (Org.). Música: práticas inovadoras e registros culturais. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, p. 13-24. DOI: 10.22533/at.ed.1262123092. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/krautrock-criatividade-identidade-e-legado-para-a-musica-popular>.
PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Proposta de um role-playing audiogame acusmático para educação musical. In: SCHMITT, Adriana Regina Vettorazzi; MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi. Educação: diálogos convergentes e articulação interdisciplinar. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v. 3, p. 170-178. DOI: 10.22533/at.ed.03421220918. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/proposta-de-um-role-playing-audiogame-acusmatico-para-educacao-musical>.
PASSOS, Leonardo J. Porto; FORNARI, José. Música, linguagem e videogames: um estudo sobre suas contribuições, correlações e confluências. Art Research Journal, v. 8, n. 1, ago. 2021, p. 1-26. DOI: <https://doi.org/10.36025/arj.v8i1.24464>.
PASSOS, Leonardo J. Porto; NOVO JR., José Eduardo Fornari . Proposta de um role-playing audiogame acusmático para educação musical. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNICAMP – EEMU, 14., maio/jun. 2021, online. Anais eletrônicos…: A educação musical em múltiplos espaços, Campinas: IA/Unicamp, 2021, p. 208-216. Disponível em: <https://sites.google.com/dac.unicamp.br/eemu/anais/2021>.
PASSOS, Leonardo José Porto. A literalidade na série Watchmen, de Alan Moore. Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2021. 50p. DOI: <https://doi.org/10.22533/at.ed.012212005>.
PASSOS, Leonardo José Porto; NOVO JÚNIOR, José Eduardo Fornari. A sonologia do desenvolvimento de um audiogame acusmático e suas aplicações na pesquisa em música e linguagem. In: SENHORAS, Elói Martins (Org.). Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana, Ponta Grossa/PR: Atena Editora, , 2021, v. 4, p. 29-37. DOI: 10.22533/at.ed.2392113014. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/a-sonologia-do-desenvolvimento-de-um-audiogame-acusmatico-e-suas-aplicacoes-na-pesquisa-em-musica-e-linguagem>.
PASSOS, Leonardo J. P.; NOVO JR., José Eduardo Fornari. A sonologia do desenvolvimento de um audiogame acusmático e suas aplicações na pesquisa em música e linguagem. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNICAMP – EEMU, 13., 2020, online. Anais eletrônicos…: Ensino coletivo de instrumentos musicais: entre reflexões e práticas, Campinas, SP: IA/Unicamp, 2020, p. 51-60. Disponível em: <https://www.academia.edu/57251078/Anais_XIII_EEMU_2020_Encontro_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_Musical_da_Unicamp>.
PASSOS, Leonardo J. P.; CAMERINI, Daniel R. (Eds.). Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP: Alto Astral, 10 jan. 2005.
PASSOS, Leonardo J. P.; CARROL, Lily . Quadrinhos para todos os gostos. Conhecimento Prático Língua Portuguesa, São Paulo/SP, p. 34-39, 10 jan. 2009.
PASSOS, Leonardo J. P. Formalismo russo: e suas contribuições para a moderna crítica literária. Literatura, São Paulo/SP, p. 12-16, 1 jan. 2009.
PASSOS, Leonardo J. P. Frank Miller - O homem sem medo. Discutindo Literatura, São Paulo/SP, p. 52-55, 19 jul. 2007.
PASSOS, Leonardo J. P. Sergio Bonelli Editore: Quadrinhos made in Italy. Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP, p. 20-23, 10 jan. 2005.
PASSOS, Leonardo J. P. Os quadrinhos suburbanos do Tio Sam. Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP, p. 34-35, 10 jan. 2005.
PASSOS, Leonardo J. P. Leitura recomendada (& obrigatória). Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP, p. 48-51, 10 jan. 2005.
PASSOS, Leonardo J. P. As editoras brasileiras de quadrinhos. Kaboom!: o universo das HQs, Bauru/SP, p. 46-47, 10 jan. 2005.
Com o nome artístico The Unruly, atuou como compositor, instrumentista (guitarra elétrica) e produtor no álbum digital (LP) The Trip, gravado em colaboração com o artista Magro Merlin (nome artístico de Leonardo Arruda).
Com o nome artístico The Unruly, atuou como compositor, instrumentista (guitarra elétrica) e produtor no álbum digital (EP) Quase-Músicka, gravado em colaboração com o artista Autoboneco (nome artístico de Aran Carriel).
Com o nome artístico The Unruly, atuou como compositor e instrumentista (guitarra elétrica) no álbum digital (LP) Follow My Drone, gravado em colaboração com o artista Autoboneco (nome artístico de Aran Carriel).
Músico intérprete (guitarra elétrica) em Antinomias e Autonomia: Concerto de Música Improvisada, performance do Coletivo Improvisado realizada em 15/06/2023, às 15h, na Casa do Lago da Unicamp. Vídeo da performance.
Autor do LP² Blog, no qual publica artigos, resenhas e debates sobre música, games, cinema, livros, sociedade e afins, geralmente em três ou quatro parágrafos, em franco exercício do poder de síntese.
Construindo sons: música improvisada e tecnologias digitais. Nics-Unicamp, 24/10/23, 2 horas.
Aspectos Microestruturais e Macroestruturais da Escrita Acadêmica para Produção de Artigos. 2ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp, 28/09/23, 2 horas.
A Cultura Literária e o Texto Acadêmico. 2ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp, 28/09/23, 2 horas.
Escrita em Inglês Acadêmico: Algumas Sugestões. 2ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp, 27/09/23, 2 horas.
Escrita Científica e Ciência Aberta. 2ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp, 27/09/23, 2 horas.
10 Dicas para Escrita do Seu Artigo Científico que te Ajudarão a Alcançar Maior Impacto e Visibilidade. 2ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp, 27/09/23, 2 horas.
Boas Práticas em Pesquisa Científica. 2ª Semana de Comunicação e Escrita Científica da Unicamp, 26/09/23, 2 horas.
Pesquisas em Acústica. Nics-Unicamp, 26/09/23, 2 horas.
Co-criações entre humanos e máquinas na música e nas artes. Nics-Unicamp, 12/09/23, 2 horas.
Introdução à Neurociência da Música. UFABC, 29/05 a 18/08/2023, 24 horas.
O Som e o Nosso Ouvido: Pesquisas em Audição. Nics-Unicamp, 15/08/23, 2 horas.
Teoria Musical I. ELM-Unicamp, 24/03 a 30/06/23, 15 horas.
Teoria Musical II. ELM-Unicamp, 24/03 a 30/06/23, 15 horas.
Improvisação Musical Contemporânea: Análise e Práticas. Nics-Unicamp, 06/06/23, 2 horas.
Música Mista: Composição e Interpretação. Nics-Unicamp, 23/05/23, 2 horas.
Música e Acessibilidade. Nics-Unicamp, 25/04/23, 2 horas.
Inteligência Artificial: ChatGPT, colaboração ou ameaça?. ILP/Fapesp/Alesp, 27/03/2023, 2 horas.
History of Rock, Part 2. University of Rochester/Coursera, 01 a 03/2023, 12 horas.
History of Rock, Part 1. University of Rochester/Coursera, 12/2022 a 01/2023, 13 horas.
Curso Prático de Redação Científica. FCA/Unicamp-Limeira, 30/09/2022, 8 horas.
Desenvolvimento de Games - Intermediário. Recode, 11 a 12/2021, 40 horas.
Música Eletrônica ao Vivo (Live Electronics) e a Arte de fazer Patches. El Locus Solus, 30/10/2021 a 24/02/2022, 24 horas.
A Arte de Fazer Patches com Pure Data. 2º Encontro Latino Americano de Arte Sonora: SomaRumor, 18 a 21/10/2021, 16 horas.
Instrumentalização de Sons Através de Movimento Capturado por Celular: Elemental Mobile. 2º Encontro Latino Americano de Arte Sonora: SomaRumor, 18 a 21/10/2021, 16 horas.
Jogos Musicais para o Ensino de Piano para Crianças. Performa: Programa de Extensão de Formação e Práticas Performáticas Musicais/Proex-Uefs, 20/09/2021, 2 horas.
Ableton Live 11 - Music Production in Ableton Live. Udemy, 14 a 30/07/2021, 20 horas.
Fórum Permanente: Ano Internacional do Som 2020. ProEC-Unicamp, 07/04/2021, 4 horas.
Introdução ao Unity para videogames 2D. Domestika, 15 a 30/09/2020, 10 horas.
Criação de jogos de plataforma com Unity. Domestika, 10 a 14/09/2020, 4 horas.
Sonido para Videojuegos de forma fácil con Fmod Studio. Udemy, 13 a 19/06/2020, 8 horas.
Produção Musical. EM&T, 01 a 30/05/2020, 40 horas.
Beatmaker Pro. Academia de Beats, 22/10/2018 a 20/01/2019, 30 horas.
Game SFX. Game Audio Academy, 28/08/2018 a 20/10/2018, 35 horas.
Game Music. Game Audio School, 15/01/2018 a 25/07/2018, 25 horas.
Áudio para Games. Game Audio Academy, 15/02/2017 a 01/12/2018, 40 horas.
PTG - Produção de Trilhas para Games. Game Audio Academy, 03/2017, 16 horas.
Level Design para Jogos Digitais. EAD Allan Brito, 12/08/2016, 2 horas.
Roteiros para Vídeo, Animação e Jogos. EAD Allan Brito, 10/08/2016, 2 horas.
Unity 5 + C#: Simplificando o Desenvolvimento de Jogos. Udemy, 30/06 a 20/07/2016, 12 horas.
A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte. Unicamp, 16/03 a 18/03/2016, 8 horas.
Game Design: Construct 2 e pixel art. Canvas ArtStudio, 2015, 48 horas.
Unity 3D e C#. Aprenda Unity, 17/07 a 30/12/2015, 50 horas.
Linguagem de Programação C#. Instituto Monitor, 29/11/14 a 31/01/2015, 50 horas.
Diversificação na Criação de Personagens para Games. Alpha Channel, 08/11/2014, 3 horas.
Personagens Tipológicos e o Heroísmo Ocidental. Alpha Channel, 08/11/2014, 2 horas.
Lógica de Programação Orientada a Objetos. Instituto Monitor, 18/10 a 22/11/2014, 30 horas.
Lógica de Programação Estruturada. Instituto Monitor, 06/09 a 11/10/2014, 30 horas.
Unity 3D. Alpha Channel, 29/09 a 08/10/2014, 32 horas.
Seminário Games & Marketing: Aprendendo a Construir Negócios no Mundo Digital. Globo/PUC-SP, 25/09/2014, 3 horas.
Como Abrir e Gerenciar uma Empresa de Games. Escola Brasileira de Games, 06/09/2014, 8 horas.
Understandig Video Games. University of Alberta, 03 a 25/09/14, 12 horas.
Empreendedorismo em Games: abertura de empresa e plano de negócios. EBG, 06/09/2014, 8 horas.
Game Design na Prática (e na teoria). Escola Brasileira de Games, 05/09/2014, 4 horas.
Introdução ao Game Design. Escola Brasileira de Games, 23/08/2014, 8 horas.
Como Lançar um Game Sem Largar o Emprego. Escola Brasileira de Games, 19/08/2014, 4 horas.
Online Games: Literature, New Media, and Narrative. Vanderbilt University, 14/07 a 02/09/2014, 10 horas.
Storytelling: Como Contar Histórias em Games. Escola Brasileira de Games, 10/07/2014, 4 horas.
Criação de RPGs. Sesc Bauru, 21 e 22/06/2014, 10 horas.
Oficina de Produção de Jogos. Riachuelo Games, 26/05 a 04/06/2014, 15 horas.
Blogs Literários: do hobby à profissão. PublishNews, 26/04/2014, 4 horas.
Como Elaborar Plano de Negócios para Games. Escola Brasileira de Games, 2014, 3 horas.
Métricas em Games. Escola Brasileira de Games, 2014, 3 horas.
The Future of Storytelling. University of Potsdam, 25/10 a 20/12/2013, 10 horas.
Introdução ao Level Design. Alpha Channel, 29/06/2013, 2 horas.
Preparação e Revisão: O Trabalho com o Texto. Universidade do Livro, 02 a 05/07/2012, 12 horas.
Do papel à prateleira: livro desde a criação pelo autor até sua fabricação. Quanta Academia de Artes, 10/12/2011, 4 horas.
Editais de fomento à produção cultural. Quanta Academia de Artes, 10/12/2011, 4 horas.
Preparação e Revisão de Textos na Edição de Livros e Periódicos. Escola do Escritor, 03/12/2011, 4 horas.
Marketing Editorial para Livros Profissionais, Técnicos e Acadêmicos. Câmara Brasileira do Livro, 24/11/2011, 4 horas.
O Passo a Passo da Produção Editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro. Universidade do Livro - Fundação Editora da Unesp, 19 a 21/07/2011, 12 horas.
Técnicas de Escrita e Composição de Roteiros. Quanta Academia de Artes, 01/09 a 22/12/2010, 45 horas.
Curso de Redação Publicitária. Ateliê de Letras, 22 e 23/11/2008, 16 horas.
Currículo (pdf)